Curiosidades da TV: Em 2015, a TV Globo Nordeste exibiu o "Bom Dia MT" para todo o Estado de Pernambuco

Rio Claro, SP — Em 2015, fortes raios tiraram a Globo Nordeste do ar, fazendo com que a emissora recifense fosse obrigada a exibir o "Bom Dia Mato Grosso"


Essa é a coluna "Curiosidades da TV", a coluna do Intermedia na qual revelamos várias curiosidades da TV no Brasil. Hoje, vamos falar de um fato curioso: em 2015, a TV Globo Nordeste, emissora própria da Globo sediada em Recife (PE) e cabeça de rede estadual (e ocasionalmente, regional), se viu obrigada a exibir o "Bom Dia Mato Grosso" para todo o Estado pernambucano. Vocês vão entender o porquê disso.


Raios atingem a torre da Globo Nordeste, tirando a emissora do ar — No dia 29 de dezembro de 2015, fortes chuvas - com direito a raios e trovões - atingiram a faixa litorânea do Nordeste, mais especificamente entre Pernambuco e o Rio Grande do Norte. Isso já era esperado e foi anunciado pelos meteorologistas. O que ninguém esperava era que a torre de transmissão analógica da Globo Nordeste, que fica na sede da emissora no Morro do Peludo, em Olinda, no Grande Recife, fosse atingida por um dos raios que assustaram Pernambuco.
Por volta das 3h20 da madrugada, várias descargas elétricas atingiram a torre de transmissão da TV Globo Nordeste. Foram no mínimo três raios que atingiram a emissora: o primeiro afetou o transmissor analógico, que perdeu a configuração de cores da imagem, outro raio, dois minutos depois, que interrompeu a transmissão do sinal analógico (que permaneceu no ar, porém com tela preta) e uma terceira descarga elétrica que prejudicou o link de sinal digital feito entre o Morro do Peludo e a Rua da Aurora, endereço de onde é transmitido o sinal digital da emissora desde 2009. Minutos depois, o sinal digital foi desligado, se restabelecendo por volta das 4h com a falha técnica da Globo na tela. O sinal analógico continuou apresentando problemas, e só voltou ao ar às 4h31 da manhã.
Os raios que atingiram a emissora não afetaram apenas a transmissão do sinal, mas uma série de equipamentos de edição e exibição de imagens, o que impossibilitou a veiculação do programa "Bom Dia Pernambuco", telejornal local matutino da emissora.
Como a Globo (ao contrário da Band, que exibe séries e desenhos durante a faixa local na rede Fuso) só exibe programação alternativa no sinal rede, não exibindo nenhuma programação alternativa no sinal da rede Fuso (que era de acesso restrito às afiliadas, extinto em 2017), a emissora recifense se viu obrigada a exibir o telejornal "Bom Dia Mato Grosso", produzido pela TV Centro América, de Cuiabá (MT) - cidade localizada a mais de 3.200 km de distância de Recife -, uma vez que a região Nordeste, por não ter o Horário de Verão, seguia o mesmo fuso horário dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e parte do Pará, com uma hora a menos de Brasília, e portanto, não poderia exibir o sinal da Globo SP, por exemplo - por estar 1 hora à frente -, e as demais emissoras afiliadas da Globo na região Nordeste (Rede Bahia e TV Verdes Mares, por exemplo) não tinham sinal disponível no satélite naquela ocasião. As emissoras afiliadas à Globo no interior do Estado pernambucano (TV Asa Branca e TV Grande Rio) também tiveram que exibir o Bom Dia MT naquele dia, por motivos óbvios.

"Bom Dia MT" em Pernambuco — Com isso, o jornal local "Bom Dia Pernambuco", produzido e exibido pela Globo Nordeste e apresentado por Meiry Lanunce, excepcionalmente foi substituído pelo "Bom Dia Mato Grosso", produzido pela TV Centro América. Logo no início do "Bom Dia MT", a jornalista Luzimar Collares deu boas vindas aos pernambucanos que estavam conectados naquele momento com o seu telejornal.
Muitos telespectadores ficaram sem entender o que de fato estava acontecendo com a programação da Globo Nordeste, sendo que quem quis ver notícias de Pernambuco naquele dia teve que assistir os telejornais da concorrência (TV Clube/Record e TV Jornal/SBT).
Somente no final do "Bom Dia Brasil", que é transmitido em rede nacional, foi informado que o motivo dos problemas enfrentados pela emissora no Recife tinha sido devido a queda de um raio.
Dezenas de técnicos foram movimentados pela emissora para restabelecer a normalidade da sua programação. Ao meio-dia, entrou no ar o "NETV - 1ª Edição" normalmente. O jornalista Márcio Bonfim abriu o telejornal prestando novas explicações sobre o ocorrido.
"Durante a chuva forte da madrugada em Olinda, raios atingiram a TV Globo e danificaram equipamentos, por este motivo não tivemos condições técnicas de exibir o Bom Dia Pernambuco. Não foi possível substituir a exibição por telejornais das regiões nordeste e sudeste. Exibimos o Bom Dia Mato Grosso, feito pela TV Centro América, que fica em Cuiabá. Durante a manhã, conseguimos recuperar parte dos equipamentos, por isso estamos aqui ao vivo para levar até você as principais notícias", disse Bonfim.

Consequências — Por conta dos raios, a sede da Globo Nordeste ficou sem energia, conforme informado pela própria Meiry em seu Twitter e também no Bom Dia Brasil, apresentado naquele dia por Ana Luiza Guimarães e Chico Pinheiro. Todos os funcionários esperaram a solução do caso na sede da emissora, onde técnicos trabalharam para restabelecer o pleno funcionamento do canal global.
Em comunicado enviado para a imprensa, a Globo Nordeste só restabeleceu os trabalhos por volta das 10h, sendo que técnicos ainda trabalhavam para que tudo voltasse a funcionar de forma total. O incidente também afetou a atualização do portal de notícias G1 Pernambuco.
A emissora, durante esse período, retransmitiu integralmente a programação da TV Centro América, exibindo, inclusive, os anunciantes de Cuiabá, e, posteriormente, da Rede Fuso, sem inserções de comerciais locais de Recife.
Apesar disso, a ação emergencial dos seus técnicos resolveu apenas parte dos problemas. Com isso, no final do "Jornal da Globo", exibida na madrugada de terça para quarta-feira (30), a jornalista Renata Lo Prete, que estava cobrindo as férias de William Waack, novamente citou a Globo Nordeste ao dizer que o JG estava sendo exibido mais cedo para aquele estado afim de ser feita a manutenção dos seus equipamentos.
Logo em seguida, após o término do "Jornal da Globo", um aviso anunciou que a programação da Globo Nordeste seria encerrada e só retornaria às 5h (horário de Recife) com o programa "Hora 1". A Globo Nordeste voltou a encerrar a programação na madrugada seguinte (de 30 para 31 de dezembro).

Vídeos — Confira o momento em que a Globo Nordeste é atingida por raios, tirando a emissora do ar, um trecho do "Bom Dia MT" exibido naquele dia, as explicações para os problemas técnicos e o encerramento da emissora nas madrugadas seguintes, publicados pelos canais parceiros TV Raridades, Rui TV Play e Dcavalcantec no YouTube:






Fico por aqui. Em breve, mais "Curiosidades da TV" aqui no Intermedia.

Coluna originalmente publicada no dia 23 de agosto de 2019, no antigo Blog do Grupo da Informação. Dia 21 de outubro, vem aí as colunas INÉDITAS no Portal Intermedia!

Postar um comentário

0 Comentários