Curiosidades da TV: TV Muro, a menor rede de TV do mundo

Rio Claro, SP — Em 1996, Chiquinho, um nobre idealista, trocou 2 cabras por uma filmadora em VHS, dando origem à TV Muro, sediada na cidade de Sabará (MG)


Essa é a coluna "Curiosidades da TV", a coluna do Intermedia na qual revelamos várias curiosidades da TV no Brasil. Hoje, vamos falar de uma emissora simpática, curiosa, humilde e solidária: a TV Muro, sediada na cidade mineira de Sabará, que é conhecida como "a menor emissora de TV do mundo".


Histórico — Desde criança, o servente que trabalhava numa escola municipal de Sabará (MG) Chiquinho sonhava em ser apresentador de TV. Um belo dia, em 1996, Chiquinho trocou 2 cabritas leiteiras por uma filmadora VHS, quebrou o muro da casa de sua mãe, e nesse buraco, encaixou uma televisão, que daí passou a se chamar TV Muro. Depois, fez de sua humilde casa os estúdios da TV, onde familiares e amigos preparavam a programação a ser exibida.
Inicialmente, a TV foi montada com um link que achou no lixo, uma câmera VHS, um videocassete e uma TV preto e branco. Depois, a emissora foi alvo de reportagens de vários jornais e TVs, como Globo, Band e Record, e a TV Muro passou a receber doações, além de montar uma equipe com um editor, uma produtora, um câmera e uma repórter. A TV Muro também usava do improviso técnico, como o "MuroCop".
Em 2003, a STV (Rede Sesc/Senac de Televisão) fez uma parceria com o canal, cedendo à emissora de Sabará os programas educativos e documentários como "O Mundo da Arte", "Balaio Brasil", "Fragmentos", "O Mundo da Fotografia" e "Filhos". A TV Muro também produziu o documentário com histórias da cidade, chamado "Lendas de Sabará", que foi ao ar para todo o Brasil pela STV.
A programação da TV Muro é focada nos principais acontecimentos da pequena cidade mineira, além de também produzir algumas séries. A TV Muro só pega na TV colocada no muro da casa do Chiquinho, e as pessoas que assistiam aos programas da TV Muro ficavam geralmente de pé ou sentadas em cadeiras colocadas de frente pro muro, dando um ar saudosista da década de 1950, quando do lançamento dos aparelhos de TV, onde as pessoas se reuniam para assistir.
Com a chegada da era digital, a TV Muro entrou nas redes sociais. O Facebook oficial da emissora possui 3.767 curtidas, e por lá passou a fazer lives para levar a programação da TV Muro de Sabará para o mundo.

Chiquinho e seu "MuroCop". — Foto: Divulgação

Reforma no programa "A Hora do Faro", da Record TV em 2019 — Recentemente, Chiquinho esteve no programa "A Hora do Faro", exibido pela Record no dia 26 de maio, onde ele participou de um desafio onde o cenário do programa virou um grande muro e, no final, ele teve que escolher entre Élcia e Tatiane, a ex-mulher e a atual, com dicas de Fabiola Gadelha e Gabi Martins, a dona do hit Neném. Ou seja, Chiquinho teve que sair de cima do muro. Enquanto ele está no palco, a TV Muro passou por uma reforma total, e Chiquinho se emocionou ao saber o que aconteceu com sua amada e humilde emissora de TV. Confira:


Curiosidade — Além de ser dono de uma emissora de TV e ser servente na escola municipal, Chiquinho também vende chup-chup (também conhecido como sacolé, gelinho ou tubiba) na sua casa em Sabará. Os funcionários da emissora são pagos com chup-chup.

Fico por aqui. Em breve, mais "Curiosidades da TV" aqui no Intermedia.

Coluna originalmente publicada no dia 6 de setembro de 2019, no antigo Blog do Grupo da Informação. Dia 21 de outubro, vem aí as colunas INÉDITAS no Portal Intermedia!

Postar um comentário

0 Comentários