Curiosidades do Rádio: Rede SomZoom Sat, a 1ª rede de rádios sediada no Nordeste

Rio Claro, SP — Entre o final da década de 1990 e início dos anos 2000, a rede SomZoom Sat fez história por ser a 1ª rede de rádios com sede no Nordeste brasileiro, e que inclusive revelou o humorista potiguar Mução


Essa é a coluna "Curiosidades do Rádio", a coluna do Intermedia na qual revelamos várias curiosidades do rádio no Brasil. Hoje, vamos falar de uma rede de rádios que pôs o Brasil pra dançar - literalmente - ao ritmo de forró, e que marcou época, ainda que por um breve período, a Rede SomZoom Sat, emissora com sede em Fortaleza (CE).


Primórdios — A SomZoom Sat foi registrada na Junta Comercial do Estado do Ceará como SomZoom Gravações e Edições Musicais Ltda, tendo como data de início das atividades o dia 1º de dezembro de 1991 em Fortaleza (CE). Possui como donos os empresários Emanoel Gurgel de Queiroz (sócio majoritário) e Antonio Trigueiro Neto (sócio).
Antes de lançar a rádio, em 1996, Emanuel Gurgel arrendou a Casablanca FM, uma estação até então voltada para o público de classe alta que curtia o estilo adulto-contemporâneo, e ocupou toda a sua grade com canções de suas bandas de forró eletrônico, bem como a transmissão de shows e divulgação de agenda das mesmas. A grade de programação não tinha espaço para intervalos comerciais, o que acabou não trazendo retorno comercial e encerrando a parceria em 1997. Todos os locutores que trabalhavam na emissora (Roger Martins, Marcos Rogério, Claudio Lima e Henrique Durans) seguiram com Gurgel para iniciar um novo projeto em outra estação.
Até a entrada da rede no ar, o Grupo SomZoom tentou obter uma concessão própria, mas devido a questões políticas, nunca conseguiu e posteriormente não demonstrou mais interesse em novos pedidos, o que se revelou no futuro como um grande erro por parte da rede.

Estreia — A Rádio SomZoom Sat entrou no ar no dia 1º de junho de 1997 com o arrendamento da concessão da Capital FM, pertencente ao Grupo Cidade de Comunicação em Fortaleza, para divulgação da programação dos shows e bandas de forró. A rede funciona apenas como uma produtora de conteúdos, que transmite sua programação feita em estúdio na própria sede e não tem concessão de rádio. Exatamente 1 mês após o arrendamento, a rádio passa a se tornar uma emissora de rede, através da transmissão por sinal de via satélite com sinal codificado no Brasil Sat B1, transmitindo para todo o Brasil e para a América Latina. Em seguida, ganhou a primeira afiliada, a Tropical FM, gerenciada por outro empresário de forró, Assis Monteiro. Posteriormente adquire afiliação com a Rádio 100, ambas cobrindo toda a Grande Fortaleza e norte do Ceará. As duas emissoras não transmitiam toda a programação da rede, pois tinham seus programas próprios e comerciais.
No decorrer do ano, a rede ganhou as primeiras afiliadas no Ceará, nas cidades de Quixadá, Aracati, Juazeiro do Norte, Baturité, Iguatu, Sobral, Barro, Limoeiro do Norte, Morada Nova e Santa Quitéria. As 10 rádios cearenses cobriam todo o Ceará e as transmissões (principalmente de AMs) eram captadas nos Estados vizinhos do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco.
Entre agosto a dezembro, com a popularização da SomZoom Sat, outras emissoras de Estados vizinhos do Ceará se interessaram em transmitir a nova rede; até então, elas eram afiliadas de outras redes de rádios ou simplesmente eram emissoras locais. A rede ganhou as primeiras afiliadas fora do Ceará, nos Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas, Paraíba, Bahia, o município de João Lisboa, no Maranhão, e as capitais de São Paulo e Rio de Janeiro.

Auge — Entre 1998 e 2001, a rede viveu o seu auge. Com cerca de 102 afiliadas, a Rede SomZoom Sat ganhou bastante audiência, em especial da comunidade nordestina que vive em outros estados, principalmente na capital paulista. Nessa época, estreava o programa do humorista Rodrigo Vieira Emerenciano, mais conhecido pelo seu personagem "Mução", que faz pegadinhas por telefone. "Mução" era também o apresentador do programa "Só Forró", o principal programa da emissora cearense. Aqui na região de Campinas, o sinal da SomZoom Sat pôde ser captado (ainda que de forma razoável) pela frequência FM 98,1 MHz, sediada na cidade de Itatiba e que retransmitia a programação da emissora para a Grande São Paulo, tanto que anunciavam no prefixo o "Grupo CBS" - dono da frequência -, entre 1999 e 2001.
No ano 2000, a rede passa a ser disponibilizada também através do canal 102 da extinta operadora de TV por assinatura Tecsat, para um público estimado em 100 mil assinantes.
Nesse mesmo ano, ao meio-dia, estreou o programa Recorda Sat, no horário até então ocupado pelo programa musical Boa Tarde Alegria (12h às 16h). Também estreou o locutor Guilherme Sun, mais conhecido como "Rasga Baleia" (das 10h às 12h). O programa Sintonia Brasil, apresentado pela locutora Wanda Maia, única presente desde a inauguração, passa a se chamar apenas Sintonia. 
A programação da rede era tão querida pelo público, que isso acabou gerando uma situação inusitada em São Luís (MA) no dia 1º de junho de 2000, quando a rede perdeu a São Luís FM, que decidiu trocar a SomZoom Sat pela Jovem Pan FM. Apesar dos avisos de mudança de rede veiculados um mês antes nos intervalos da emissora, a decisão de trocar de rede gera inúmeras reclamações dos ouvintes (em telefonemas para a ex-afiliada) e até de anunciantes. Em protesto, os ouvintes e anunciantes não aceitam a mudança de rede, migram para outras rádios rivais e deixam a São Luís FM sem os principais anunciantes e com umas das mais baixas audiências da história (a emissora chegou ser a última colocada). Outros ouvintes de São Luís e região onde a rádio era captada passaram a procurar e achar os sinais de outras rádios maranhenses que transmitiam a rede, apesar das recepções precárias. Essa situação permaneceu até agosto do mesmo ano, quando a rede volta com afiliação da Mais FM de São José de Ribamar, cidade vizinha do município de São Luís, que logo lidera a audiência.
A Rádio Anhanguera de Araguaína (hoje CBN Tocantins), até então sintonizada apenas em AM 870 kHz, passa a ser sintonizada na frequência paralela (equivalente à repetidora de rádio) de 4930 kHz (posteriormente, 4905 kHz) em Onda Tropical. Com isso, a rádio passa a ser transmitida na manhã e tarde em todo o Tocantins, partes do Maranhão, Pará, Mato Grosso e Goiás; na noite, a transmissão atinge a maior parte do Brasil (todas as regiões Norte e Nordeste, partes do Centro-Oeste e Sudeste), inclusive chegando a países vizinhos (Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Guiana, Suriname e a possessão francesa de Guiana Francesa). Em setembro, a rádio tocantinense extingue programas locais, permitindo que a programação da rede seja exibida das 16h às 6h.

Declínio — Em 2002, com o surgimento da Rede Estação Sat, antiga afiliada localizada em Recife (hoje extinta), a Rede SomZoom Sat ganhava uma nova concorrente e ainda se torna a principal rede concorrente no Nordeste, fazendo diversos investimentos. A Rede Estação Sat passou a contratar novos locutores e inclusive a fornecer melhores condições que a rede rival, que não conseguiu manter o elenco desde 1997 e perdeu comunicadores importantes.
No final de maio de 2002, sem aviso prévio aos ouvintes, o apresentador Mução deixou o comando do programa "Só Forró", sendo substituído por Bodão. Informações da época mostravam que a saída de Mução se deu devido a uma oferta vantajosa da Estação Sat. No entanto, o novo apresentador do "Só Forró" foi duramente criticado por muitos ouvintes, devido ao nome e tom de fala praticamente igual ao do antigo locutor. Wanda Maia, única locutora da rede e apresentadora do programa “Sintonia”, também foi para a Estação Sat. Após a saída de Wanda Maia, o "Sintonia" passa ser apresentado por Márcia Santos.
A saída de locutores conhecidos resulta na queda na audiência e o início do declínio da Rede SomZoom Sat. A Estação Sat, além de investir junto à programação, também passou a retransmitir seus conteúdos para mais afiliadas em diversos estados do país, inclusive as que antes mantinham contratos com a Somzoom Sat. A partir daí, a rádio começou a declinar na audiência e na sua abrangência nacional, perdendo 90% de suas afiliadas entre 2001 e 2008, e paulatinamente voltando a ficar restrita ao estado do Ceará. Vale lembrar que a rede jamais teve uma emissora própria, como ocorre com as grandes redes de rádios, que têm emissoras próprias (como, por exemplo, a Band FM São Paulo, sede e cabeça-de-rede da Band FM). Em alguns períodos, a SomZoom Sat chegou a ficar sem sinal pelo rádio em Fortaleza (sede da emissora), podendo ser ouvida somente via Internet.
Atualmente, a rede possui apenas 12 emissoras afiliadas, todas localizadas no interior do Ceará. O grupo afirmou existir emissoras piratas (emissoras que operam sem autorização da Anatel) que retransmitiam a programação da SomZoom Sat.
De fato, a SomZoom Sat fez história no rádio nordestino e brasileiro, ao levar o melhor da cultura nordestina para os 4 cantos do País, além de revelar o famoso humorista "Mução", hoje presente em várias rádios do Brasil. Esperamos que um dia a Rede SomZoom Sat tenha uma emissora própria e volte a crescer pelo Brasil afora.

Vídeos — Confira alguns vídeos da Rede SomZoom Sat, publicados pelos canais Rádio Cearense e Canal Fita VT no YouTube:



Fico por aqui. Em breve, mais "Curiosidades do Rádio" aqui no Intermedia.

Coluna originalmente publicada no dia 4 de setembro de 2019, no antigo Blog do Grupo da Informação. Dia 21 de outubro, vem aí as colunas INÉDITAS no Portal Intermedia!

Postar um comentário

0 Comentários