Curiosidades da TV: Em 1987, TV Aratu e TV Bahia brigaram pelo sinal da Globo na Bahia


Vitória de Santo Antão, PE — Em 1987, as emissoras Aratu e Bahia disputaram entre si o direito de retransmissão do sinal da TV Globo no Estado baiano; relembre


Essa é a coluna "Curiosidades da TV", a coluna do Intermedia na qual revelamos várias curiosidades da TV no Brasil. Hoje, vamos falar de uma disputa de afiliação que ocorreu no estado da Bahia entre a TV Aratu e a TV Bahia, pelos direitos de retransmissão da TV Globo no Estado.


Antecedentes — Em 1969 na Bahia, é fundada a TV Aratu - a 2° emissora mais antiga do estado, perdendo apenas para a TV Itapoan, sendo fundada em 1960. A emissora operava no canal 4 VHF, sendo afiliada à Rede Globo até o ano de 1987. Já em 1985, entrou no ar a TV Bahia, operando no canal 11 VHF, afiliada a Manchete.
Mas o ano de 1987 "pegou fogo" na televisão baiana entre essas duas emissoras.

O que aconteceu afinal em 1987? — No ano de 1987 a TV Aratu teve seu contato com a emissora carioca rescindido de maneira inesperada para a direção. Mas não termina por aí, pois teve um motivo para esse contrato ser rescindido. 

Qual o motivo? — Uma empresa subsidiária de uma outra no Japão foi obrigada a se regionalizar na época do regime militar, com isso a empresa sofreu bastante financeiramente, mas para não falir, a empresa vende o restante do seu capital para as Organizações Globo (hoje Grupo Globo) no valor de 1 milhão de cruzados.
O ministro da época (governo Sarney) Antônio Carlos Magalhães (1927-2007), que era o fundador e antigo proprietário da TV Bahia, fez uma reposição de contrato e a empresa subiu o valor de 1 milhão para 300 milhões de cruzados e isso favoreceu muito a Rede Globo.
É nessa hora que entra a TV Bahia, numa espécie e troca de favores do dia para noite, a emissora deixa de transmitir a Manchete para transmitir a Globo sem notificar a Aratu, mas a Aratu para não ficar abaixo abriu vários processos contra a TV Bahia, Antônio Carlos, já citado uniu-se com outros políticos para reclamar com o presidente da época José Sarney. 
Daí deu se um tempo estipulado para a Aratu se desfiliar da Globo, mas a Aratu negou de todas as formas e maneiras possíveis, pois a Aratu conseguiu uma liminar na justiça proibindo a TV Bahia de transmitir a programação da emissora global, no entanto, a própria Globo entrou na justiça recorrendo à liminar que foi apresentada pela Aratu e a mesma foi sucumbida. 
As duas emissoras continuaram transmitindo a mesma rede, uma pelo canal 11 VHF e outra pelo canal 4 VHF, mas com pena de multa, ou até mesmo a cassação da concessão da emissora caso não se desfiliasse da Globo. No último dia de afiliação com a Globo, a Aratu agradeceu todo o seu público nos seus programas matutinos da época, o Aratu Notícias e o Globo Esporte.
Mas quem achava que essa "novela mexicana" havia acabado, estava muito enganado. Algum tempo depois da Aratu se desfiliar da Globo, a emissora abriu outro processo contra a TV Bahia e a emissora voltou a transmitir o sinal da Globo e a TV Bahia retorna para a Manchete, mas dessa vez quem negou se desfiliar da Globo foi a TV Bahia. 2 meses depois, a Globo coloca um ponto final nessa história, com uma liminar que rasgava o tal contrato da Globo com a Aratu.
Então a TV Bahia podia gozar finalmente de ser a única emissora transmitindo a emissora Carioca na Bahia sem nenhuma interferência da Aratu.
Os dirigentes da Aratu tentaram outra vez, mas fracassaram, então a Aratu se afilia a Manchete definitivamente. Posteriormente, a Aratu se afiliou à CNT em 1995, e desde 1997 é afiliada do SBT. A TV Bahia, por sua vez, é até hoje afiliada à Globo no Estado.

Em breve, mais "Curiosidades da TV" aqui no Intermedia.

Postar um comentário

0 Comentários