Information Media Group. Há 10 anos, produzindo muito mais que conteúdo

Information Media Group, antigo Grupo da Informação e que edita o Portal Intermedia, completou 10 anos na última sexta-feira (8). Relembre momentos marcantes do IMG na história


O Information Media Group (IMG) completou 10 anos na última sexta-feira, num momento em que estamos passando por grandes mudanças não só na nossa linha editorial, mas também no nosso posicionamento na Web. Vamos relembrar agora os grandes momentos de nossa história.

Primórdios


A história do IMG começou em 2010, quando lançamos o nosso primeiro canal no YouTube, o plantaodarbs por Rafael Alves, no dia 13 de novembro daquele ano. Inicialmente, publicamos apenas algumas vinhetas televisivas raras, mas em novembro de 2011, tudo mudou.

Entrada de Mathews Gregory no projeto e o início do Grupo da Informação


O músico Mathews Gregory, que então era dono do canal MV1 no YouTube, e criador da série Dossiês de Vinhetas - TV Id's Collection, anuncia uma parceria com o plantaodarbs, e oficializa, no dia 8 de abril de 2012, a fundação do Grupo da Informação
Essa fase marcou a primeira era de ouro dos canais, e além disso, diversificamos nosso portfólio com o #blogplantao (o nosso primeiro blog) e o canal próprio do Grupo da Informação, que foi desativado em 2013 e reativado em 2021.
Houve um período de hiato entre 2013 e 2016, mas os canais seguiram no ar nesse período. Em 2014, o #blogplantao virou Portal do Grupo da Informação e em 2015 lançamos um segundo blog, o Portal Cultura & Arte, que ficou no ar até 2022.

Retomada e estreia das séries originais


No dia 1º de agosto de 2017, retomamos o projeto do Grupo da Informação, agora com os nossos canais temáticos para cada subcategoria (vídeos de intervalos, de rádios, de vídeos internacionais, etc.). O Portal do Grupo da Informação passou a ser hospedado no Wix e o blog homônimo passou a se chamar Blog do Grupo da Informação, que ficou no ar até 2019.
Em 21 de novembro de 2018, estreou no YouTube a primeira série original do Grupo da Informação, a série Vinhetas Nunca Vistas. Essa série resgatava várias vinhetas perdidas da TV brasileira e marcou a estreia de Rafael Alves como apresentador de facto. Vinhetas Nunca Vistas foi baseada na série Vinhetas Perdidas, de Dilermando Dias, e fez bastante sucesso, tanto que teve 2 temporadas e até hoje recebemos pedidos e relatos de vinhetas perdidas.
Após a migração dos vídeos para os canais temáticos, no dia 1º de março de 2019, o plantaodarbs foi extinto.
Em 2019, retomamos a série Dossiês de Vinhetas, e pela primeira vez tivemos um episódio interativo, no qual o tema do vídeo seria escolhido pelo usuário, e o tema com maior número de votos seria o escolhido para o episódio.

O tema do 4º episódio da 3ª temporada do DDV foi escolhido por votação popular. — Imagem: CEDOC/Information Media Group

2019 e 2020 marcaram a segunda era de ouro do Grupo da Informação, com muitas visualizações, reconhecimento e até homenagens. 
Em setembro de 2019, estreou o Portal Intermedia, site inicialmente voltado a curiosidades sobre TV, rádio, tecnologia, Internet e propaganda. Fomos o único site a noticiar o fim das transmissões da Rádio Cultura AM 1140 de Rio Claro/SP, uma rádio tradicional na região, e a mudança da mesma para se tornar afiliada da Rádio Bandeirantes.
Em 2020, lançamos uma nova marca, e começamos a abrir o espaço para outros assuntos. Em junho de 2020, estreamos o Documento_GI, voltado para relatar assuntos e fatos do cotidiano. 

Controvérsias, fim do Grupo da Informação e mudança de nome para Information Media Group


A partir do final de 2019, começamos a enfrentar diversos problemas com a plataforma de vídeos YouTube, em vários aspectos. Primeiro foi a tentativa de censura contra o Dossiê de Vinhetas, mas o caso logo foi revertido. Depois, foi a invenção, por parte do YouTube, de criar a categoria "YouTube Kids", ocasionando diversos transtornos para os criadores de conteúdo e até para usuários.
Depois, tivemos o Caso Danilo Rodrigues/Pedro Janov, e a censura começou a tomar conta do YouTube, fazendo com que muitos canais encerrassem suas atividades ou mesmo mudassem de ramo.
Ainda tivemos um caso bizarro de RESTRIÇÃO DE IDADE em 2 vídeos de uma LISTA DE CANAIS da operadora Vivo, nós conseguimos reverter um, mas não conseguimos eliminar a restrição no outro vídeo e fomos obrigados a excluí-lo do YouTube, uma vez que não publicamos conteúdo +18. Mas a gota d'água ainda estava por vir.
A 5ª temporada do DDV, tão aguardada por todos, teve que ser cancelada. O motivo: CENSURA.
Sem falar na falta de apoio na ocasião e até mesmo OFENSAS e ACUSAÇÕES GRAVÍSSIMAS FORJADAS contra o Grupo da Informação, contra mim (Rafael Alves) e contra Mathews Gregory - que àquela altura já não tinha mais o mesmo interesse no YouTube, tanto que abandonou o Canal MV1 em 2019 -, por parte de quem deveria estar nos apoiando, pois esses usuários que caluniaram e difamaram o Grupo da Informação um dia precisaram de nós, direta ou indiretamente, ou mesmo se inspiraram na gente para montar seus respectivos projetos. Sem falar que, posteriormente, esses mesmos usuários alegaram ser apenas a "opinião" deles e até mesmo ressignificar alguns termos para tentar "anular" tais calúnias contra o Grupo da Informação.
Por conta de tudo isso, decidimos reduzir drasticamente a nossa presença no YouTube, e fizemos diversas campanhas exigindo uma retratação pública por parte desses usuários, o que só foi aceito depois que um desses canais desses usuários levou strike no YouTube.
E, para piorar, o nosso parceiro, Mathews Gregory, deixou o Grupo da Informação em janeiro de 2022 alegando problemas pessoais.
Com isso, decidimos reformular completamente o nosso projeto, e desde o dia 1º de fevereiro de 2022 somos o Information Media Group. Os nossos canais e redes sociais passaram a usar a marca Intermedia.

Futuro do Information Media Group

Agora, estamos construindo uma nova história, com novas propostas, novas ideias e uma nova programação. Estamos também nos transformando numa media tech, isto é, que desenvolve e impulsiona criadores de conteúdo.
Em toda a nossa história, acompanhamos 2 Copas do Mundo, 3 Olimpíadas, 2 eleições presidenciais, um impeachment e uma pandemia. O Information Media Group faz parte da história do Brasil, de alguma forma, nos últimos 10 anos. E vai continuar escrevendo-a, nos próximos 10 anos.

Information Media Group. Há 10 anos, produzindo muito mais que conteúdo, produzindo alegria, diversão e informação.

Postar um comentário

0 Comentários