Conecta FM estreia programação definitiva em Araras (SP)

Rio Claro, SP ― Conecta FM substituiu a tradicional Tropical FM na cidade de Araras (SP) e no entorno; emissora é voltada à música popular brasileira

Atualizado em 10/06/2022 às 14h25


A Conecta FM, emissora que opera na frequência FM 104,1 MHz e que tem sede na cidade de Araras, no interior do Estado de São Paulo, lançou ontem (6) sua grade definitiva. Além disso, a emissora também lançou seu novo slogan, Conecte-se com o Novo, um novo locutor, Waney Marques, e novos programas devem ser lançados em breve.
A Conecta FM foi criada no dia 31 de janeiro de 2022, substituindo a tradicional Tropical FM, uma rádio popular/sertaneja que estava no ar desde 1992. Inicialmente, a emissora adotou o nome "Conecta FM Tropical", mas adotou sua identidade definitiva no último dia 18 de maio. Apenas o site da emissora ararense continua no ar, assim como o toque de hora certa.
A programação da Conecta FM é voltada para a música popular brasileira, adotando, portanto, o estilo adulto/nacional. A emissora integra a Rede Conecta de Comunicação, que por sua vez, integra o grupo educacional São Leopoldo Mandic.

Rede Conecta FM

Além de Araras, a Conecta FM estará presente também nas cidades de Mogi Guaçu (Conecta FM Vale Verde, FM 95,3 MHz), Porto Ferreira (Conecta FM Porto, FM 106,9 MHz e Primavera AM, AM 1470 kHz), Ribeirão Preto (FM 98,7 MHz) e Barretos (FM 92,5 MHz). Com exceção de Araras, Ribeirão Preto e Barretos (essas emissoras já estão com sua playlist alinhada com o padrão da rádio), as demais emissoras mantêm, até o presente momento, suas grades originais.
Os perfis oficiais da Conecta FM nas redes sociais já anunciam as emissoras da rede, o que indica que a emissora ararense será a cabeça-de-rede da Conecta FM, gerando programas para serem exibidos em todas as emissoras da Rede Conecta FM, além de algumas faixas horárias.

E a Tropical FM?

A emissora ararense, que operava na frequência FM 104,1 MHz e que foi fundada no dia 24 de março de 1992, saiu do ar de forma discreta no dia 18 de maio. As últimas vinhetas da emissora, inclusive algumas vinhetas unindo as marcas "Conecta" e "Tropical", deixaram de ser veiculadas nesse mesmo dia. 
Desde sua fundação, a Tropical FM sempre teve um perfil popular, focado na música sertaneja. Passaram pela emissora ararense vários comunicadores, dentre eles Ferretti Jr., Antônio Carlos, Alexandre Crystal, Cláudio Jr. e Mônica Braga (esta última permanece na rádio até hoje, mesmo com as mudanças). A emissora era controlada pelo Sistema Ararense de Comunicação, que também controla a Rádio Clube Ararense (AM 1460 kHz, e que brevemente mudará para FM 101,7 MHz).
Em 2018, a emissora também passou a transmitir jogos de futebol, em parceria com a Equipe Gol de Esportes, da produtora Melhor FM.
A emissora era constantemente líder de audiência na sua cidade (Araras, SP), além de alcançar cidades no entorno, como Rio Claro, Piracicaba e Leme.
A Tropical FM foi vendida para a Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic em novembro de 2021, juntamente com a Vale Verde FM, emissora de Mogi Guaçu/SP e que opera em FM 95,3 MHz. Anteriormente, em setembro de 2021, a Mandic também adquiriu a Rede Opinião de TV, também sediada em Araras. Essas emissoras, juntamente com outras 3 emissoras de rádio e a TV Artes, de Jaguariúna, passaram a formar a Rede Conecta de Comunicação.
Há uma possibilidade, ainda que remota, da Tropical FM retomar suas atividades em FM 101,7 MHz, com a migração da Rádio Clube Ararense do AM. Cláudio Jr., diretor artístico da Tropical FM na última fase (2015-2022), é locutor na Rádio Clube Ararense. Mônica Braga, histórica locutora da Tropical e última remanescente da antiga emissora, no entanto, agora é locutora da Conecta FM.

ERRATA: O texto anterior dizia que os últimos programas remanescentes da antiga Tropical FM, Madrugada com Você e Sertanejo Classe A, saíram da grade da emissora e a rádio tinha 100% da programação voltada à musica popular brasileira (MPB), sendo que na verdade apenas o Madrugada com Você saiu do ar. O Sertanejo Classe A, até o presente momento, segue sendo veiculado na emissora ararense entre as 5h e as 6h da manhã, assim como o toque de hora certa da Tropical FM, que ainda é exibido. O texto foi corrigido.

Postar um comentário

0 Comentários