Institucional

História do Information Media Group


Conheça nossa história

ANTECEDENTES (2010-2012)


Tudo começou no dia 13 de novembro de 2010, quando foi lançado o canal #plantaodarbs no YouTube, um canal feito para a divulgação de novidades e raridades da TV pelo mundo.
Começamos a publicar vídeos oficialmente no dia 10 de abril de 2011, após uma série de testes. No dia 25 de abril, o canal ainda ganhou uma filial no site Dailymotion, mas ao contrário do canal no YouTube, este não obteve o sucesso esperado, e por fim acabou sendo desativado no dia 15 de agosto de 2011. No YouTube, o #plantaodarbs foi crescendo e conquistando a confiança dos demais usuários da categoria e dos internautas.
No dia 13 de novembro de 2011, passamos a publicar vídeos apenas no formato Full HD (1920x1080), e no dia 30 de novembro, firmamos uma parceria exclusiva com Mathews Gregory (autor da série "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection" e dono do canal @NewMATHEWvideo1, mais conhecido por Canal MV1) e com isso passamos a divulgar raridades históricas, que jamais foram vistas ou publicadas no YouTube. Desde então é considerado um dos canais mais admirados do YouTube nessa categoria.
No dia 21 de fevereiro de 2012, o resultado dessa união, somada à interatividade das redes sociais, deu origem ao Grupo da Informação, cuja fundação foi oficializada no dia 8 de abril do mesmo ano.

HISTÓRIA DO GRUPO DA INFORMAÇÃO (2012-2022)


2012 — No dia 21 de fevereiro de 2012, o Grupo da Informação (GI) é lançado informalmente pelo #plantaodarbs. Inicialmente era composto do canal #plantaodarbs no YouTube, da comunidade no Orkut relacionada (hoje extinta) e de um "projeto de blog" (o então #blogplantao, hoje Portal Intermedia).
Em 8 de abril de 2012, o Canal MV1 se filiou ao Grupo da Informação, alterou sua identidade visual e anunciou as novidades do Grupo e de seu canal. Essa data passou a ser reconhecida como a data oficial de fundação do Grupo da Informação.
No dia 21 de julho de 2012, o Grupo ganhou um canal próprio no YouTube, para a divulgação de material próprio, e seus membros, uma nova identidade visual. No mesmo dia foi lançado o #blogplantao (blogplantaodarbs.blogspot.com.br), site voltado à valorização da cultura e das artes no Brasil e no mundo. Também foram lançadas as páginas no Facebook e no Twitter do Grupo.

2013 — No dia 24 de janeiro de 2013, o #blogplantao foi renomeado e passou a ser chamado de Portal do Grupo da Informação (PGI), e no dia 8 de maio, é lançada a página do Google+.
No dia 26 de agosto de 2013, o canal do Grupo da Informação no YouTube é encerrado por dificuldades técnicas e baixa audiência.


2014 — No dia 1º de janeiro de 2014, o Portal do Grupo da Informação passa a ter uma nova identidade visual, e no dia 24 de fevereiro de 2014 retoma suas atividades no Blogger, após alguns testes no Wix. A coluna "Biografias", do canal no YT, reestreia no Grupo da Informação agora como coluna do blog.
Em 8 de abril de 2014, data do aniversário de 2 anos do Grupo da Informação, o endereço eletrônico passou a ser "grupodainformacao.blogspot.com.br".

2015 — No dia 1º de janeiro de 2015, o antigo canal do Grupo da Informação (extinto em 2013) se uniu ao #plantaodarbs, e o canal passou a ser chamado apenas de "Grupo da Informação" até o dia 9 de julho de 2017.
Em 12 de junho do mesmo ano, estreia o Portal Cultura & Arte (PC&A), um blog voltado exclusivamente ao mundo das artes no Brasil e no mundo, inicialmente em fase de testes. O PGI é reposicionado para assuntos voltados ao rádio e TV no Brasil e no mundo.


2017 — No dia 10 de julho de 2017, o Grupo da Informação retoma suas atividades no YouTube com 5 canais temáticos: Geral, Intervalos, Produções, Rádios e Internacional. O antigo canal #plantaodarbs foi definitivamente descontinuado, a partir daí, seu conteúdo passou a ser migrado para os novos canais do Grupo da Informação para posterior desativação.
Após testes em 2015, entra no ar definitivamente o Portal Cultura & Arte, e o Portal do Grupo da Informação passa a ser chamado de Blog do Grupo da Informação (BGI).
Em 1º de agosto de 2017, o Portal do Grupo da Informação foi reinaugurado no Wix, passando a agregar todos os conteúdos dos canais do YouTube e dos nossos blogs, o BGI e o PC&A, ambos editados por Rafael Alves. Também há uma cerimônia de reinauguração dos canais do YouTube. O Grupo estreia uma nova identidade visual, que permaneceu no ar até 2020.

2018 — Em novembro, estreia, no canal "Produções", a primeira temporada da série "Vinhetas Nunca Vistas".

2019 — No dia 1º de março de 2019, sai do ar, no YouTube, o canal #plantaodarbs, após 3,6 milhões de visualizações e mais de 2.300 inscritos desde 2010. Todo o seu conteúdo foi migrado para os novos canais do Grupo da Informação, no dia 12 de junho de 2019.
Também sai do ar, em abril do mesmo ano, a nossa página no Google+, devido ao fim da rede social.
Em junho, os blogs BGI e PC&A passam a ser atualizados diariamente, até então só haviam postagens esporádicas. No mês seguinte, ambos os blogs passaram a contar com colunas e ganharam um novo projeto gráfico no dia 17 de julho.
No YouTube, estreia a websérie "Memória GI", no canal "Produções". No dia 10 de junho, vai ao ar, no canal "Geral", o vídeo de número 1.000, uma representação da primeira vinheta da TV Tupi, emissora pioneira no Brasil.
No dia 9 de julho, o Facebook exclui arbitrariamente todas as postagens do Blog do Grupo da Informação (BGI) e impede o compartilhamento destas na rede social, e, em protesto, o Grupo passou a boicotar a plataforma, atualizando somente com os vídeos postados nos canais. No dia 29 de julho, pelo fato do Facebook se manter irredutível e não liberar as postagens do BGI, o Grupo decidiu deixar o Facebook. Com isso, nossa página no Facebook permaneceu ativa, mas sem ser atualizada.​
No dia 14 de setembro de 2019, sai do ar o BGI, após 7 anos no ar (entre 2012 e 2014 como #blogplantao, entre 2014 e 2017 como Portal do Grupo da Informação e entre 2017 e 2019 como Blog do Grupo da Informação). No dia 15 de setembro, estreia o Portal Intermedia, substituto oficial do BGI. Todas as colunas do BGI serão repostadas no Intermedia dentro de 60 dias após a data da extinção do BGI. Também é anunciada a volta das atualizações dos vídeos dos canais do Grupo da Informação na página do Facebook.​
No dia 30 de setembro de 2019, reestreia no canal "Produções" a série "Dossiês de Vinhetas - TV ID's Collection", com 4 episódios. Pela primeira vez, um tema de um episódio foi escolhido com a participação dos usuários, através de uma votação no Portal Intermedia. No mesmo dia, foi anunciado o fim do Canal MV1 por Mathews Gregory, por motivos pessoais. O Canal MV1 permanece no ar, mas sem novos vídeos ou atualizações.​


2020 — No dia 17 de fevereiro, o Grupo da Informação divulga no canal "Produções" e na página do Facebook a Première 2020, divulgando as novidades dos canais do Grupo para 2020. Também é lançada a nossa nova identidade visual.

2021 — Em maio, estreia o canal "Extra", voltado aos bastidores do Grupo da Informação.
No dia 1º de outubro de 2021, após 9 anos, sendo 11 anos considerando o início do #plantaodarbs, todos os vídeos de todos os canais GI saem do ar no YouTube, após uma controversa disputa de direitos autorais e uma outra controversa discussão com os canais Vinetando e LD no YouTube. Os proprietários destes canais (Vinetando e LD) fizeram acusações gravíssimas, caluniosas e difamatórias contra o proprietário do Grupo da Informação, Rafael Alves, e contra o próprio Grupo. Em resposta, o Grupo da Informação fez vários vídeos de resposta contra Vinetando e LD, e passou a boicotar ambos os canais, que até então eram parceiros do Grupo. Também em represália contra as políticas do YouTube, que mudaram para pior desde 2019, o Grupo anunciou que não publicaria mais vídeos de nenhuma emissora de TV ou rádio, e que cancelou o Dossiê de Vinhetas e os episódios de Documento_GI por conta das ofensas praticadas por Vinetando e LD. O Grupo anunciou ainda um novo serviço de streaming, o GI Play, que acabou não se concretizando.

2022 — No dia 25 de janeiro, o Grupo da Informação anunciou o fim de suas atividades e que seria apenas uma marca corporativa. O Portal Intermedia, que estava sem atualizações desde setembro de 2020, foi reativado, e passou a ser a principal marca dos serviços até então pertencentes ao Grupo da Informação. Mathews Gregory, que foi um dos responsáveis pelo crescimento do Grupo, deixou de fazer parte do Grupo da Informação.
No dia 31 de janeiro, o Portal Cultura & Arte foi encerrado e seus conteúdos foram migrados para o novo Intermedia. O Portal do Grupo da Informação e os canais Geral, Intervalos, Rádios e Internacional, que estavam com seus vídeos privados desde o dia 02/10/2021, foram encerrados definitivamente. Os canais Produções e Extra voltaram ao ar e passaram a se chamar "Intermedia" e "Cortes do Intermedia", respectivamente. Os vídeos de rádio e TV, assim como o Dossiê, serão migrados para o Internet Archive Wayback Machine, em data a ser definida, e alguns vídeos foram republicados por Êgon Bonfim e outros usuários no YouTube.
No dia 1º de fevereiro, foi anunciado a nova marca corporativa do Grupo da Informação, que agora será batizada de Information Media Group (IMG). Também foi anunciado o reposicionamento do Intermedia, que agora focará nos assuntos, fatos do cotidiano, curiosidades e variedades.

Slogans:

Do seu jeito. (agosto-novembro de 2012);
Fazendo história. (dezembro de 2012-dezembro de 2013);
Descubra novas emoções a cada dia. (janeiro de 2014-fevereiro de 2020);
Unidos num só (fevereiro de 2020-janeiro de 2022).

#plantaodarbs (2010-2019)

2011 — No dia 10 de abril de 2011, o #plantaodarbs entra no ar em definitivo, após uma fase de testes. Durante maio e outubro, o #plantaodarbs começou a ganhar audiência e prestígio. Nesse período, foram lançadas as "Cronologias" (no ar até 2016), a primeira série de vídeos que conta a história das emissoras através de suas vinhetas. Também começamos a publicar vinhetas raras, perdidas, que até então não estavam disponíveis no YouTube. O canal ainda ganhou uma versão no Dailymotion, porém este não alcançou o sucesso do YouTube e foi encerrado 3 meses depois.
O #plantaodarbs também estreou nas redes sociais ao lançar sua comunidade no Orkut, no dia 18 de junho de 2011. A comunidade informava os últimos vídeos publicados no dia, assuntos relacionados, enquetes sobre TV e novidades do canal. O primeiro slogan do canal era "As melhores vinhetas do Brasil e do mundo em alta definição".​
Em outubro de 2011, em comemoração ao sucesso do canal e ao 1º ano de suas atividades, o #plantaodarbs anuncia mudanças e renovações no pacote gráfico, além de novos vídeos e da continuação da série "Cronologias" (que acabou engavetada e substituída pelo "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection" em 2012).
No dia 13 de novembro, é lançado um novo pacote gráfico e novos vídeos no canal, além de abrir espaço para a interatividade, com a inclusão dos módulos "Caixa de Diálogo" e "Debate" na página do canal no YouTube, que completava na ocasião 1 ano no ar. A "Caixa de Diálogo" servia para que os inscritos e usuários darem suas sugestões ao #plantaodarbs, e a coluna "Debate" era para debater sobre um tema polêmico definido pelo #plantaodarbs, diretamente na página de canal no YouTube. Mas, devido às mudanças impostas pelo YouTube a partir de 1º de dezembro de 2011, os módulos "Google Moderator" e "Ask Vote", sendo, respectivamente, a "Caixa de Diálogo" e o "Debate", foram gradualmente extintas do site, o que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2012.​ O slogan do canal passa a ser "O mundo é seu".
No dia 30 de novembro, o canal passa a contar com a colaboração de Mathews Gregory, dono do Canal MV1 e autor original da série "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection", megassucesso no YouTube. Com isso, o canal passa a contar com mais raridades televisivas e com uma base mais sólida, que daria origem ao Grupo da Informação.
O #plantaodarbs fechou o ano de 2011 com 99.547 visualizações, e 80 usuários se inscreveram no canal naquele ano.


2012 — O #plantaodarbs entrou em 2012 com o pé direito, embalado pelo sucesso da parceria do Canal MV1 (que também crescia com o sucesso do Dossiê e de vídeos antigos) e da audiência elevada do canal. No entanto, a comunidade do Orkut amargava baixa audiência, mesmo com a atividade intensa do canal, pelo fato do Orkut ter entrado em declínio de modo geral (o Orkut foi extinto no dia 30 de setembro de 2014). Com a mudança no design do YouTube, e a consequente mudança do layout das páginas de canal, a extinção do Google Moderator obrigou a extinção da "Caixa de Diálogo" e do "Debate", dois módulos que dependiam do Google Moderator. Ambos os módulos foram relançados na comunidade do Orkut, como tópicos. Também foram lançados dois novos tópicos na nossa comunidade, "Nostalgia", em que os membros falavam de programas que marcaram sua vida, e "Você Sabia", onde nós divulgávamos fatos curiosos sobre personalidades históricas.
A partir do dia 21 de fevereiro, o #plantaodarbs passaria a encabeçar o Grupo da Informação, juntamente com o Canal MV1, que por sua vez, anuncia sua filiação ao GI no dia 8 de abril, anunciando as mudanças para ambos os canais.
No dia 26 de abril, o #plantaodarbs retira seu logotipo e coloca em seu lugar as barras coloridas (colobars, utilizadas quando a TV está fora do ar) como avatar, e lança a campanha "Algo Misterioso Está para Acontecer", alusiva à remodelação completa do Grupo da Informação anunciada por Mathews no dia 8.
No dia 1º de julho, devido à baixa audiência, a comunidade do #plantaodarbs no Orkut é encerrada definitivamente.
No dia 21 de julho, às 16h, são anunciadas as mudanças no Grupo da Informação. Com isso, o #plantaodarbs altera pela primeira vez o seu logotipo, lança uma página no Facebook e um perfil no Twitter. Desde então, passou a ser escrita a assinatura do Grupo da Informação na descrição dos vídeos e nos institucionais do canal.
Entre agosto e dezembro, o #plantaodarbs atinge o auge do sucesso, graças às raridades, aos vídeos próprios e ao sucesso da série "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection", que a partir daquele ano (até 2017) passou a ser exibida no #plantaodarbs.
No dia 19 de outubro, vai ao ar o vídeo de nº 500 do #plantaodarbs, a abertura do antigo telejornal local "Cidade 4", exibido pelo SBT entre 1986 e 1988. O slogan também é alterado, passando a ser: "Enxergando inovação. De olho no futuro". No dia 13 de novembro, o #plantaodarbs completa 2 anos no ar.
No dia 1º de dezembro, entretanto, todos os nossos vídeos publicados até então foram retirados do ar (colocados no modo privado) por 24 horas seguidas, em protesto contra a exclusão de vários canais da categoria do YouTube, geralmente feitas pela TV Globo. Esse protesto foi, também, um protesto contra o novo design de canais do YouTube (que foi lançado exatamente 1 ano atrás do dia do protesto), no qual forçou a extinção da "Caixa de Diálogo" e do "Debate", haja visto que os módulos nos quais os recursos eram atualizados não foram incluídos no novo design do site, mas esse motivo não chegou a ser mostrado oficialmente.

"Pirataria é crime, mas divulgação livre não. Vivemos uma democracia." — Rafael Alves, ao considerar a prática um "abuso de poder" por parte da Globo.

No dia 2 de dezembro, o #plantaodarbs coloca de volta ao ar todos os vídeos que foram publicados até essa data, e anuncia novos vídeos inéditos a serem publicados no canal.
O #plantaodarbs termina o ano de 2012 com 341.601 visualizações (aumento de 23% em relação a 2011) e 216 usuários inscritos (aumento de 27% em relação a 2011).

2013 — O #plantaodarbs começa 2013 embalado com o sucesso do ano anterior. O canal lança um novo slogan, "Quilômetros à frente".
No entanto, a série "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection" foi cancelada naquele ano devido a dificuldades técnicas do canal e do site YouTube. Apesar disso, o canal continuou publicando vários vídeos da TV no Brasil e no mundo.
No dia 7 de maio, estreia no #plantaodarbs o recurso de legenda oculta (CC), voltado para deficientes auditivos em alguns vídeos.
No entanto, após vários problemas nos serviços Google (YouTube e Blogger) o #plantaodarbs suspendeu suas atividades no dia 3 de julho de 2013 e ficou em hiato até o dia 27 de outubro de 2014, quando retomou as atividades por um breve período apenas com vídeos próprios.

2015 — No dia 1º de janeiro de 2015, o canal #plantaodarbs passou a ser chamado apenas de "Grupo da Informação", mas, no entanto, o nome antigo permanece sendo mencionado. O canal permanece em hiato até março de 2017.

2017-2019: Migração dos conteúdos e extinção — Em 10 de julho de 2017, com a criação dos novos canais temáticos no YouTube do Grupo da Informação, o #plantaodarbs deixa de contar com vídeos novos.
No dia 30 de outubro de 2017, Rafael Alves anuncia o fim do canal, cujo conteúdo estava sendo migrado para os novos canais temáticos, e a 2ª temporada do "Dossiês de Vinhetas - TV ID's Collection", que estava no canal #plantaodarbs desde 2012, é migrada para o novo canal "Produções".
O canal foi definitivamente extinto às 11h52 do dia 1º de março de 2019, após 3,6 milhões de visualizações e mais de 2.300 inscritos desde 2010. Todo o seu conteúdo foi migrado para os novos canais do Grupo da Informação, no dia 12 de junho de 2019. O canal "Geral", vertente do Grupo da Informação que conta com vinhetas, aberturas, chamadas e íntegras da TV brasileira, herdou cerca de 85% do conteúdo original do antigo #plantaodarbs.

CANAL MV1 (2011-2019)


O Canal MV1 (nome original, @NewMATHEWvideo1) foi um canal que divulgava raridades da TV brasileira. Foi criado no dia 14 de fevereiro de 2011 e era administrado pelo músico Mathews Gregory.
No Canal MV1 foram publicados vários intervalos comerciais antigos, e, a partir de 2017, passou a ser voltado também à música, com composições exclusivas. A série "Dossiês de Vinhetas/TV ID's Collection", a maior coletânea de vinhetas da TV que é megassucesso no YouTube, foi criada por Mathews Gregory.
O Canal MV1 faz parte do Grupo da Informação oficialmente desde o dia 8 de abril de 2012. Também foi responsável pela campanha de lançamento do Grupo da Informação, denominada "O Que Será Que Vem Por Aí?", realizada entre fevereiro e abril de 2012.
O Canal MV1 renovava sempre sua identidade visual, todos os anos. O canal possuía mais de 2,1 milhões de visualizações (agosto de 2019) e mais de 2.800 inscritos (agosto de 2019).
No dia 30 de setembro de 2019, Mathews Gregory anuncia o fim do Canal MV1, por motivos pessoais. O canal permanece no ar, mas sem novos vídeos ou atualizações. 

Slogans:

Um canal para todos. (abril de 2012-janeiro de 2013);
Especialmente seu. (janeiro de 2013-dezembro de 2013);
Informação é tudo o que precisamos. (janeiro de 2014-dezembro de 2014);
É tempo de brilhar. (janeiro de 2015-janeiro de 2016);
Em todos os momentos. (janeiro de 2016-janeiro de 2018);
Faça uma nova história acontecer. (fevereiro de 2018-setembro de 2019).

COMPONENTES DO INFORMATION MEDIA GROUP

Atuais:

Portal Intermedia;
Intermedia (YouTube);
Cortes do Intermedia (YouTube).

Extintos ou renomeados:

Canal MV1 (@MATHEWvideo1) — nunca teve conteúdo vinculado ao Grupo da Informação, mas apesar de permanecer no ar até hoje, este foi substituído pelo @NewMATHEWvideo1;
#blogplantao — passou a se chamar Portal do Grupo da Informação;
Canal do Grupo da Informação — devido a problemas técnicos e bugs no YouTube que atrapalharam seu desenvolvimento; 
Canal #plantaodarbs — Dailymotion (2011) e YouTube (2010-2019) — passou a se chamar Grupo da Informação e posteriormente foi encerrado;
Blog do Grupo da Informação — foi encerrado e substituído pelo Portal Intermedia;
Canal MV1 (@NewMATHEWvideo1) — foi descontinuado;
Portal do Grupo da Informação — descontinuado;
Portal Cultura & Arte — descontinuado e unificado com o Intermedia.

INFORMATION MEDIA GROUP. MUITO MAIS QUE CONTEÚDO.